17 º BPM apresenta plano policial para XXVI Passeio Ciclístico de Guanambi

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (11/4), na sede do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Guanambi (BA), foi apresentado o Plano de Ação Policial para a 26ª edição do Passeio Ciclístico de Guanambi. Além da imprensa, estiveram presentes representantes do Conselho Tutelar, do Departamento Municipal de Trânsito, membros do Rotary Club, entre outros integrantes da comunidade.

O Coordenador de Planejamento de Operações da PM, Capitão Vidal fez uma abordagem sobre a amplitude do evento destacando os aspectos negativos que precisam ser enfrentados com a parceria das ‘forças amigas’(Poder Judiciário – Ministério Público – Polícia Civil – Coelba – Embasa – Imprensa – Empresas de Telefonia, Prefeitura, entre outros). O policial ressaltou que o objetivo é realizar um policiamento de caráter preventivo, ostensivo, educativo ou até mesmo repressivo para garantir o direito constitucional do cidadão ao lazer e a segurança.
O capitão ainda esclareceu ao Jornal da Alvorada, os reais motivos que culminou na proibição da utilização dos chamados ‘Paredões de Som’. “Quando você tem vários paredões, o trio que dá as indicações ele praticamente fica inaudível. Nós também já estávamos tendo problema de rixa entre os proprietários desses equipamentos e por fim existe uma normatização do Ministério Público que contempla a questão do som e nós precisamos aprender a cumprir as leis”, esclareceu.

Em entrevista à Rádio Alvorada, o presidente do Rotary Club, Ângelo Manoel agradeceu a participação de todos os órgãos envolvidos e falou sobre a importância de se trabalhar em conjunto para que se alcance efetivamente o objetivo, a segurança pública. “O passeio ciclístico é uma festa de Guanambi hoje, nós dependemos diretamente da Polícia Militar, da Guatrans, da Prefeitura Municipal que tem nos apoiado, dependemos da imprensa, e a gente se sente muito feliz com este engajamento de todos da comunidade para fazer este evento acontecer”, disse ele.
De acordo com o comandante do 17º BPM, Tenente-Coronel Braga, um efetivo com 96 policiais estará atuando na operação nos períodos diurno e noturno fiscalizando o cumprimento da legislação e agindo sempre que for necessário para restabelecer a ordem. Segundo ele, o plano policial também inclui o policiamento intensivo no trânsito, com abordagem de suspeitos, no intuito de inibir qualquer ação que possa prejudicar o cidadão de bem. “A finalidade do policiamento ostensivo é o ato de evitar qualquer ação delituosa e nós estaremos presentes pra isso”, destacou o comandante.

O Passeio Ciclístico de Guanambi é um movimento desportista que chama a atenção para a importância do esporte em nossas vidas. O evento é realizado desde 1990, no qual é o maior do Brasil, chegando a reunir cerca de 14 mil pessoas. Com saída da Praça Henrique Pereira Donato (Praça do Feijão) seguindo a avenida Santos Dumont (trevo do Guarujá) avenida governador Nilo Coelho (rodoviária), avenida prefeito José Neves Teixeira e por fim o Parque de Exposição Gercino Coelho, onde de costume os portões são abertos para a entrada dos ciclistas. Este ano, no parque, os ciclistas serão recebidos por shows de Tierry e Top da Galáxia.

11141776_1043056212397645_7207857159679741867_o

Ainda não há comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top